Já que o principal objetivo da Sonar é ouvir as famílias antes de qualquer projeto, nada melhor do que responder a principal dúvida do mercado imobiliário: qual a diferença entre construtora e incorporadora!
Dúvidas podem surgir quando uma pessoa pesquisa por um imóvel e isso é mais normal do que você imagina. Se você encontra denominações quando estuda a compra de um imóvel, provavelmente vai se perguntar o que as empresas encarregadas pelo empreendimento que você quer fazem de fato cada uma. Por isso, confira as diferenças entre construtora e incorporadora e bons negócios!
Por que a divisão de demandas
O meio imobiliário passou por diversas mudanças nos últimos anos, e uma delas foi a tendência de se organizar melhor os empreendimentos, com processos mais redondos e que entregassem melhores resultados.
Novas estratégias de mercado nasceram, e com elas, a necessidade de entender mais a fundo os públicos para entregar produtos adequados.
Por isso, as demandas foram surgindo dando espaço para novas soluções que no final, são positivas para os consumidores. Mas para entender melhor, abaixo explicamos a diferença entre construtora e incorporadora.
A construtora
Historicamente foram elas que deram início aos grandes empreendimentos, apresentaram oportunidades únicas para as pessoas e planejavam todo o processo, da aquisição de um terreno até a venda para uma pessoa física.
Hoje, as coisas mudaram um pouco, ainda é possível que a própria construtora fique responsável por todo o processo de uma obra, mas ela também pode entrar em um projeto após a “casa estar arrumada”.
O que isso quer dizer: uma empresa vai dar início ao projeto propriamente dito e ela entra no processo somente na hora de executar a obra.
Com isso, ela será responsável pela obra do momento que pega o projeto até a busca por equipe, materiais, equipamentos de segurança, seguir as orientações de qualidade estrutural, entre outras ações dentro do mesmo objetivo, que é o de construir o empreendimento.
E ainda é possível que a construtora contrate uma empreiteira para ajudar na execução mais ágil de um projeto. Em algumas vezes, essa contratação acontece pelo simples motivo de que a construtora não tem os materiais necessários para a construção, aí que entram as empreitas para auxiliar nesse processo.
A incorporadora
Se a construtora chegou para agir em um projeto já organizado, alguma outra empresa ficou por conta desse planejamento, não é mesmo? E é ai que as incorporadoras estão inseridas!
Elas passaram a exercer um papel de maior responsabilidade dentro da apresentação e planejamento de novos empreendimentos, e não só dentro das ações iniciais.
Isso porquê como ela é a principal empresa que lida com as questões mais burocráticas e de segurança, deve se atentar a todo o processo de construção.
São vários outros detalhes técnicos, mas aqui fizemos um resumo para você, ok? Algumas de suas principais responsabilidades passam pela escolha e compra de terreno, já imaginando qual empreendimento poderia ser construído no local.
E através de pesquisa, compreensão de orçamento e a identidade da incorporadora, são tomadas todas as decisões relacionadas à construção.
E tem mais!
Quando a construção está acontecendo e após finalizada, também é papel da incorporadora acompanhar e cobrar o andamento correto dos processos. Tudo isso a partir do projeto e planta apresentado por eles mesmo e que devem cumprir todas as regras para construção.
Comprar da construtora x da incorporadora
Mas afinal de contas, qual é a diferença entre comprar de uma ou de outra?
Quando uma incorporadora faz parte do lançamento de um empreendimento, ela sempre será a responsável pelas vendas dos imóveis, claro, com a ajuda de imobiliárias e outros parceiros para auxiliar nesse momento.
Portanto, se você pretende comprar o seu primeiro imóvel em breve, provavelmente vai esbarrar com essas designações e não vai ficar com dúvidas, certo? É só deixar uma mensagem abaixo que respondemos tudo!
Clique aqui e conheça o trabalho da Sonar Incorporadora em Juiz de Fora.
