A escolha de um novo lar leva em conta vários fatores, como estrutura do imóvel, localização, preço e tantos outros atributos. Mas, que tal começar essa análise com a seguinte pergunta: “é melhor, no meu caso, comprar um imóvel na planta ou já construído?”. Abaixo são apresentados argumentos para você começar a decidir o rumo do seu novo lar.
Tempo para a mudança
Pode parecer óbvio, mas vale ressaltar que os apartamentos na planta têm um tempo de obra que você precisa levar em consideração antes de fechar negócio.
Então, você pretende mudar para o novo endereço em quanto tempo? Consegue esperar, por exemplo 2 anos até a conclusão de toda estrutura do prédio, ou busca uma moradia mais imediata?
Coloque na balança o desejo da família em relação a mudança de curto ou médio prazo.
Se optarem pela planta, já podem ir escolhendo com calma o projeto com um arquiteto, definindo os móveis e, claro, planejando financeiramente essa nova fase com mais tempo.
Alterações na estrutura
Em um apartamento já pronto, as obras e pequenos reparos podem ser um pouco mais trabalhosos. Num imóvel na planta, você pode conversar com a construtora em questão para mudanças diversas serem feitas pelos seus próprios engenheiros.
É o caso da alteração de um acabamento específico ou até mesmo de paredes para deixar o ambiente mais ou menos integrado.
Então, a segunda dica é: coloque na balança a possibilidade de personalizar o imóvel com mais facilidade e de uma forma que agrade a família.
Negociação diferenciada
Os imóveis já prontos, comumente abrigam uma família que vende esse bem já pensando em outra moradia. Então, pode ser inflexível em alguns casos se negociar valores e formas de pagamento na compra de um apartamento de terceiros.
Por outro lado, as construtoras na venda de imóveis na planta possuem a prática de apresentar “pacotes” ou “planos” de aquisição com vantagens diversas, como entrada parcelada, benefícios para o dia da abertura das vendas e outros diferenciais.
Então, avalie não só o preço do imóvel em si, mas as formas de pagamento que cabem no seu bolso.
Manutenções e reparos
Continuando a análise sobre o estado do imóvel e possíveis alterações, é hora de levar em conta os gastos com reparos e até pequenas obras no apartamento usado em comparação com um imóvel de primeira locação.
Não existe certo ou errado, o que vale é o que mais atende as necessidades da família no momento.
Por isso, reflitam sobre o interesse de mexerem com obras e adaptações no imóvel usado, anotando os custos e prazos necessários para tal prática em relação a compra de um apartamento novo e com garantia da construtora.
Percepção do dia a dia no novo lar
É claro que, na visita em um imóvel já pronto, a visualização dos cômodos e divisões é evidente. O passeio presencial nem sempre é possível em um imóvel na planta, já que nem todos dispõem de apartamentos decorados ou em um ponto da obra que permita visitas presenciais.
Dessa forma, surgem alternativas para que essa percepção do futuro comprador seja satisfatória, como é o caso de plantas humanizadas e tours virtuais.
A compra de um novo lar é uma das aquisições mais importantes de qualquer família e, assim como outras decisões de tamanha responsabilidade, dispõe de diversos ângulos e benefícios. Cabe a vocês escolherem a opção que atenda não só a rotina, mas o bolso e a comodidade do núcleo familiar.
Clique aqui e conheça os imóveis da Sonar Incorporadora em Juiz de Fora.
