Você conseguiu realizar o seu sonho, comprar a casa própria que tanto ansiava depois de muito planejamento. Com tanta animação nesse momento, faltou entender o que você deve fazer de fato depois que pega as chaves. Se você pensa que deve só arrumar as malas e se mudar, precisa ler o texto a seguir.
É claro que o momento da entrega das chaves provavelmente é o de maior importância dentro de uma compra, ainda mais quando são imóveis negociados na planta ou em processo de construção. Até que eles sejam entregues a expectativa cresce, e existem algumas ações que te ajudam a evitar problemas depois da mudança.
Confira as dicas abaixo e passe pro esse processo de mudança com segurança:
O que observar na vistoria?
A alegria de visitar pela primeira vez o seu imóvel prontinho traz uma ansiedade para se mudar o mais rápido possível. Mas calma aí! A sugestão é que você planeje um período para vistoriar o imóvel após receber as suas chaves.
As construtoras ou incorporadoras devem divulgar um prazo para que você envie as suas solicitações e elas também devem resolver os problemas dentro de um período pré-estabelecido, viu?
Você vai receber o seu manual descritivo e a primeira coisa a ser feita é comparar as informações que constam no documento, com o seu imóvel.
Caso prefira, pode até contar com a ajuda de um profissional que está acostumado a analisar todas as instalações, seja de acabamento ou de acessórios. Um piso mal colocado ou um acessório metálico ausente, podem ser abordados em solicitações à construtora.
Esse é o momento de analisar cuidadosamente tudo para mudar sem transtornos.
Serviços e acessórios indispensáveis
A luz e o gás da sua casa precisam funcionar assim que você se muda, correto? Depois desses pontos essenciais, existem também outros que são importantes para o seu dia a dia e podem ser providenciados no momento pré-mudança.

A internet, canais de TV a cabo ou, se pretende ter a sua casa inteligente, os acessórios que necessitam de profissionais capacitados para a sua inserção. Alguns exemplos: fechaduras digitais biométricas, interruptores, aparelho de som internos, entre outros.
Se você tem condições de realizar essas instalações antes da mudança, não perca tempo!
E chegou a parte que para muitos pode ser a mais interessante ou a mais sensível: a de decorar o seu espaço da melhor forma possível.
Planejamento da decoração e pequenas obras
Se pretende planejar todos os cômodos, entenda com um profissional de design de interiores ou arquiteto em quanto tempo um projeto pode ser aplicado e se para você e sua família é interessante focar nisso antes de mudar.

O interessante é que, deixando os planejados para antes da mudança, você evita sujeira e desgaste emocional em casa, ainda mais se possui crianças ou se você ou alguém da família vai trabalhar ou estudar no quarto.
Com o espaço totalmente vazio, fica até mais fácil imaginar soluções e adaptar referências. Os profissionais podem te ajudar bastante nessa fase.
Manual do proprietário
Se você chegou para morar em um prédio novinho, provavelmente vai receber um Manual do Proprietário. Nele constam informações sobre a infraestrutura do lugar, citando quais materiais foram usados, sua localização, entre outras garantias que são essenciais para mudar tranquilo e ainda ter uma validação de tais dados.
Aproveite para conhecer o On Matheus, empreendimento que em breve fica pronto e poderá ainda ter você como novo morador. As chaves serão entregues em breve e você poderá aplicar todas essas dicas.
Funcionamento geral
Você finalmente passou por todas essas etapas e precisa entender sobre o funcionamento do lugar. O que quer dizer isso?
Para conviver bem em um prédio, por exemplo, precisa saber dos dias e horários em que o lixo é recolhido, dentro de qual horário o porteiro está à disposição e quando acontecem as reuniões de condomínio.

No studio On Matheus, por exemplo, terá uma lavanderia compartilhada OMO, e com certeza existirão normas para cuidar com carinho do espaço. Se essas informações já existem, você entende como elas funcionam na sua rotina ou se adapta para viver de acordo com elas.
Para novos empreendimentos, algumas questões são resolvidas assim que os novos moradores vão chegando. E você poderá opinar ou até optar ser síndico do lugar, participando ativamente das decisões relacionadas à rotina predial.
No mais, se planeje e tente se mudar com a plena segurança de estar indo para um lugar que vai ser perfeito para você e a sua família, em transtornos, é claro!
Aproveite para conferir os lançamentos da incorporadora Sonar em Juiz de Fora.
