A compra e venda de imóveis se mostra a cada ano uma opção interessante de investimento, principalmente com as movimentações da economia ao longo dos anos. Veja como fazer um bom negócio observando três dicas essenciais antes de investir no setor!
O que de fato interfere no maior lucro na revenda ou na locação de um imóvel adquirido com esse objetivo de se investir? São diversas condições, e uma delas, é a atenção na hora de escolher o imóvel ideal para esse propósito.
Quando você investe pensando em aluguel, entende que diversos públicos aproveitam dessa forma de morar, e quando opta por compra e revenda de imóveis, precisa analisar melhorias diretas ou indiretas que vão aumentar o seu valor ao longo de meses ou anos.
No texto abaixo vamos explorar 3 dicas essenciais para não errar na hora de escolher imóveis para investir:
Escolhendo o tipo de imóvel
Já parou para pensar como os tipos de imóveis vem se modificando ao longo dos anos? Antes, encontrávamos casas e apartamentos com grandes metragens, era mais difícil encontrar imóveis para uma pessoa morar sozinha. A partir dessas observações, entendemos o porquê da ascensão dos studios e das áreas de lazer para os prédios.
Pensando na rotatividade de estudantes em Juiz de Fora, por exemplo, os studios são um tipo de imóvel com custo-benefício super atraente e bem interessantes no setor de aluguel para pessoas que precisam morar sozinhas. E pequeno não significa morar apertado: pegue algumas sugestões sobre como transformar apartamentos mais compactos em confortáveis.
As varandas também se tornaram algo mais essencial no morar, principalmente na pandemia. A claridade é valorizada para cuidar das plantinhas e enriquecer o ambiente, sem falar no espaço para um happy hour ou para curtir um bom livro no fim do dia. Seja 1, 2, 3 ou mais quartos, apresentando uma varanda, já se faz mais interessante automaticamente.
Veja tudo sobre as varandas gourmet e seus benefícios.
Atenção aos fatores externos
Outros fatores também influenciam diretamente na valorização do lugar no presente, e em alguns casos, no futuro. Confira a lista:
- A partir desse imóvel é possível se locomover, seja a pé, de carro ou ônibus, com facilidade, para áreas importantes da cidade? (As principais avenidas, centro da cidade ou universidades?);
- A sua localização está dentro de uma área que está se desenvolvendo? (É o caso do bairro Estrela Sul em Juiz de Fora, assim como o São Pedro);
- O endereço é considerado residencial? Reflita sobre as facilidades da região e sobre o perfil do morador daquele local;
- Quais comércios estão bem próximos do seu imóvel? Padarias, mercados, drogarias, loterias… Ter um imóvel próximo deles vai te colocar a frente de outros mais isolados.
A época da compra
Quanto antes você entender o que é interessante para você e de fato, realizar a compra, mais cedo você colherá os frutos desse rendimento. Parece óbvio, mas se você pensar, sabe quais são as regiões de maior desenvolvimento na cidade, não é? Se considera o valor alto no presente, as chances dele se valorizar ainda mais, são altas.
Analise quais as suas prioridades e não enrole para adquirir o seu imóvel. Precisa revender e está demorando mais do que o planejado? Alugue. Demorou a alugar? Entenda com a administradora do seu imóvel como torná-lo mais atrativo, algumas ações influenciam e muito na sua aderência ao mercado. Como por exemplo, armários planejados e pequenos reparos.
Já para revender, você precisar entender se é a hora certa. Em alguns momentos, áreas ficam em bastante evidência, mas também existem as fases em que o mercado está lançando peças muito interessantes e a procura por outros imóveis pode ser aceita via permuta.
Cada caso é um caso e se precisa de ajuda pra entender ainda melhor, confira as opções da Sonar Incorporadora em Juiz de Fora e não deixe o investimento para mais tarde!
