A hora da mudança pode ser um momento conturbado para algumas pessoas, já que é uma fase de grandes alterações da rotina de uma família e os processos de adaptação dos móveis e das pessoas no novo lar leva tempo, não é mesmo?
Com planejamento, essa etapa pode acontecer mais tranquilamente e é necessário pensar não só na composição dos ambientes de modo rápido, mas na experiência de cada pessoa no começo dessa nova morada. Afinal, toda a sua família precisa curtir esse novo lar.
Para isso, reunimos 5 principais pontos que influenciam dentro do processo de qualquer mudança com prioridades, prazos e tudo o que você precisa saber nesse primeiro momento!
1 – O que saber antes da mudança
Antes de qualquer coisa, se informe no prédio sobre as regras para a mudança: horários, qual elevador usar, onde o carro ou caminhão pode estacionar, se precisa proteger o elevador com algum suporte próprio e por aí vai.
Aproveite ainda esse momento antes mudança para combinar o serviço de outros prestadores além do transporte, como é o caso da instalação da internet, de cortinas e persianas, do gás de cozinha, de pintores, entre outros reparos.
Se a sua família reúne mais de 2 pessoas, você com certeza vai precisar analisar qual é a melhor data para todos. Se as crianças, por exemplo, vão para a escola, que tal aproveitar essas horas para mudar? Quanto menos pessoas envolvidas nesse processo ou inseridas nos momentos mais oportunos, menos chances de problemas. Mas atenção com o horário para fazer barulho no condomínio, viu?
2 – Como a mudança vai acontecer
Definidos os trâmites mais básicos, é hora de pensar em como você e sua família vão se organizar de fato. Vão contratar uma empresa? Vão pedir ajuda dos amigos? Vão empacotar tudo um dia antes?
Não deixe para o último momento pois as coisas são um pouco mais demoradas do que parece. Veja alguns exemplos do que fazer antes do dia da mudança:
- Combine com uma pessoa responsável para desmontar os móveis com antecedência, principalmente os suportes de tv, mesas, armários e demais planejados.
- Garanta que tudo fique em caixas etiquetadas. Esse controle facilita muito na hora de levar os pertences para seus devidos cômodos sem carregar peso desnecessário.
- Confira se quem for fazer a mudança utiliza de protetores para os móveis.
- Cuidado com plantas, objetos de decoração e outros itens pequenos que podem ficar no fundo de caixas e sacolas e sofrerem algum tipo de arranhão. Que tal guardar esses objetos mais frágeis em malas envoltas com os seus próprios travesseiros?
- Acredite: o seu melhor amigo na hora da mudança vai ser um rolo de plástico-bolha!
3 – Adaptação de móveis e objetos
Outra parte essencial da mudança que você pode fazer antes mesmo de colocar os móveis no caminhão é a análise dos objetos que vão de fato ganhar um espaço na casa nova.
Muita coisa pode ser aproveitada de um endereço para o outro, mas é preciso pensar na metragem e na decoração do novo ambiente.
Assim, você pode doar ou vender aquele item que não cabe ou que não combina mais com o novo lar. Antes de mudar, leve uma trena ao novo imóvel e anote tudo em um caderninho para que não transporte coisas demais!
Ah, lembre-se de ponderar se os móveis vão de fato caber no elevador ou se é possível passar pelo vão da escada. Esse risco é maior com o sofá e o colchão. Caso contrário, avalie se é possível subir tudo por uma corda.
4 – Adaptação dos moradores
Outra coisa para se pensar na época da mudança é em relação ao dia a dia da casa.
Qual pessoa terá mais uso do quarto com suíte? Quem precisa de uma mesa de estudos no quarto? Alguém prefere a vista da frente ou dos fundos? É preciso tomar cuidado com a locomoção de algum membro da família? E o pet, onde vai ter o seu cantinho? Já pense nessa configuração antes de chegar com o caminhão de mudança e ficar aquela confusão na hora de subir com os móveis.
Pense o seguinte: o que você conseguir definir antes do dia da mudança, melhor!
O dia da mudança envolve um trâmite imenso de desmontar móveis, carregar e descarregar um caminhão de mudança com tudo o que você acumulou ao longo da vida, montar tudo de novo, preencher armários, pensar no melhor ângulo de cada objeto e colocar tudo no lugar… Por isso, com essas dicas práticas, é possível deixar tudo o mais pronto possível.
5 – Marcando esse momento
Pronto, mudança feita, é hora de sentir se os móveis estão numa posição que realmente é cara da família. Que tal celebrar essa nova fase com um happy hour em casa e aprovar a nova configuração dos ambientes?
Está na hora de mudar de imóvel? Conheça os lançamentos em Juiz de Fora da Sonar Incorporadora.
