Essa dúvida aparece com frequência na hora de decidir sobre a próxima moradia e normalmente o que influencia nessa decisão são as necessidades familiares, assim como o planejamento financeiro da casa.
Comprar ou alugar a residência onde você e sua família irão morar vai definir por um tempo como será a dinâmica de seus moradores e sobre os gastos necessários para a administração desse lar. Por isso, é preciso analisar alguns fatores antes de se decidir.
Nesse texto você vai encontrar algumas condições que merecem ser analisadas antes da tomada de decisão de aluguel ou compra, sempre em prol da melhor qualidade de vida para a família.
Em busca de oportunidades
A primeira dica é pensar sobre como as oportunidades que o mercado oferece vão se modificando ao longo do tempo. Se você busca por um imóvel específico hoje e não encontrou, talvez em alguns meses apareça algum exatamente como o que você sempre sonhou pois as opções sempre estão surgindo, ainda mais no mercado de aluguel.
Se você sonha em comprar a sua casa própria, merece um tempo para conferir as oportunidades de agora e as do futuro. Se o interesse principal é esse, vale conversar com um corretor que esteja por dentro dos lançamentos da cidade.
E claro, se o imóvel que você sonhar está disponível para locação, vale morar nele sim! E se comprar é o que você sonha, nada melhor do que aproveitar esse tempo no lar alugado para pesquisar com tranquilidade e encontrar o imóvel que você anseia em adquirir. E, claro, planejando o investimento!
Chance de mudança
Outro fator que interfere diretamente nessa decisão é a possível mudança da família de cidade ou até mesmo a necessidade, em um curto período, de mudança para um imóvel que tenha uma configuração diferente da atual. Comprar para se mudar em menos de 3 anos, por exemplo, pode não ser a melhor opção para a sua família, não é?
Reflita se você vai precisar de algum imóvel menor ou maior em um curto período de tempo, por exemplo, com a saída ou chegada de algum membro da família.
Investir em um imóvel com a ciência de que ele será da família por mais tempo faz com que alterações internas, com apoio de arquitetos ou obras maiores, sejam mais interessantes para quem vai morar ali.
Foco no futuro
A compra de um bem, ainda mais o imóvel, também precisa levar em consideração o seu uso nos anos que virão. Afinal, existe também a oportunidade de locar o espaço, em caso de mudança da família, e deixá-lo mais funcional.
Comprar ou alugar um imóvel é uma decisão que precisa de planejamento, tanto para investimento nos móveis e demais alterações internas, como para o pagamento de parcelas e demais contas que envolvem esse bem. Conversem em família para decidirem qual é o momento tanto financeiro quanto emocional dos envolvidos para darem esse próximo passo cheio de amor e segurança!
