Se, por um lado, surgem cada vez mais produtos que são uma tentação para o bolso e um desafio para o armazenamento em casa, por outro é possível encontrar um estilo de vida focado no essencial, que evita o acúmulo de objetos desnecessários no lar. Já ouviu falar no Minimalismo? Confira um pouco mais dessa corrente e veja se esse novo olhar para o dia a dia combina com você.
O que é o minimalismo
Sem delongas, o minimalismo é um estilo de vida, um novo jeito de se viver que abrange tanto os objetos pessoais, quanto questões mais profundas de comportamento. Aqui, vamos focar principalmente na relação desse movimento com a sua casa.
Seguindo a doutrina minimalista, você diminui o consumo desenfreado e foca naquilo que é realmente importante para a sua rotina. Sem exageros!
Por exemplo, nada de comprar roupas só porque estão na promoção e guardar para que um dia você use. Mesma coisa com objetos de decoração, móveis e até alimentos: foque no essencial para você e tenha uma vida mais plena, usufruindo de tudo que você de fato irá consumir com consciência.
Por que o minimalismo
Além das questões óbvias que envolvem a economia no planejamento familiar e a menor produção de lixo, o minimalismo é um estilo de vida sustentável tanto para o planeta de modo geral quanto para a sua casa.
Isso porque você não terá coisas ocupando espaços desnecessários, não terá o sentimento de culpa por ter algo que não usa ou que precisa ser jogado fora por falta de cuidado e ainda vai usufruir com muito mais amor e qualidade daquilo que realmente gosta e precisa ter no seu lar.
Eletrodomésticos ainda na caixa, bolsas a mais, sapatos que não servem, quadros fora do lugar, livros que nunca serão lidos, eletrônicos como cabos estragados… Só com essa primeira “limpa”, você consegue começar a praticar o minimalismo e depois partir para o estilo de vida nas próximas decisões de compra e acúmulo de objetos em casa e na sua vida.
Você precisa mesmo?
Uma boa dica para pensar a curto e longo prazo no minimalismo na sua rotina é se questionar se realmente precisa daquela aquisição ou daquele objeto parado em casa.
Se você consegue adquirir tal item em 10 minutos, seja na venda do bairro ou no shopping, talvez não faça sentido você ter em casa. Outra observação interessante é não comprar de imediato: espere até o dia seguinte para garantir que essa compra é realmente útil para a sua casa.
Em imóveis compactos, como é o caso de studios e apartamentos de dimensões compactas, a vida minimalista tem ainda mais sentido e aplicabilidade. Agora que você sabe como funciona o minimalismo na prática, conheça os lançamentos da Sonar Incorporadora em Juiz de Fora e tenha um novo lar que combina com a sua nova fase de vida.
