Todo mundo sabe que ter uma vista bonita e privativa traz um bem-estar diferenciado aos moradores, mas tem pesquisa confirmando essa teoria: abrir a janela e ter uma paisagem realmente traz benefícios. Confira!
Trabalho
Primeiro, vamos começar com um tema que bombou na pandemia e ainda tem muitos adeptos até hoje, que é o home office (ou trabalho remoto, o que preferir).
Posicionar a mesa e cadeira para um ângulo que se consiga enxergar a vista da janela realmente mexe com o humor, motivação e a produtividade de quem trabalha de casa.
E esse cuidado vale para home office em tempo integral, trabalhos híbridos (alguns dias da semana em casa), tarefas pontuais, deveres de casa das crianças, estudos complementares e por aí vai.
Olha só esse dado:
De acordo com a pesquisa Future Workplace, uma vista externa do seu ambiente é tão importante quanto o acesso à luz natural. A pesquisa constatou que 73% dos funcionários acham que, quanto mais tempo usam dispositivos eletrônicos, mais desejam fazer uma pausa visual, seja caminhando ou olhando por uma janela desobstruída para ter uma visão externa. Isso melhora a atenção e o desempenho durante o trabalho.
E não é só no desempenho do home office que a vista interfere.
Inspiração
Ter uma vista agradável em casa altera a disposição para atividades corriqueiras, como exercícios físicos, passeios com o pet, meditação, leitura, entre tantos outras tarefas.
Isso porque a vista inspira novos olhares para a rotina, dá uma injeção de ânimo principalmente nos dias mais frios e traz a reflexão.
Não vamos entrar aqui em teorias da filosofia, mas vale um breve comentário sobre o impacto do que é belo nas nossas vidas. No caso, a bela vista da sua janela:
Para Kandinsky: “É belo o que procede de uma necessidade interior da alma”. Napoleão Bonaparte afirmou: “O que eu procuro, antes de tudo, é a grandeza: o que é grande é sempre belo.”
Ou seja, procurar o belo faz parte da condição humana para trazer conforto, equilíbrio e inspiração para o cotidiano!
