Procurando investir em imóveis para aluguel? Já considerou os studios? Antes de tomar qualquer decisão, é crucial entender o potencial desse mercado. Em um mundo onde o espaço e a funcionalidade são essenciais, alugar um studio pode ser a jogada estratégica que você estava esperando.
Aluguel de studio compensa?
Antes de tudo, é preciso pensar no perfil de imóvel para investimento e o retorno do seu aluguel. Por exemplo: o valor de investimento do studio, se você comparar com um 2 quartos, por exemplo, percentualmente pode te gerar um retorno maior no aluguel.
Imagine a situação: colocar para alugar um studio ou um 2 quartos? Henrique Volpe, da Italínea Volpi Planejados, mostra uma opção para você colocar na ponta do lápis:

“No caso de aluguel em plataformas digitais, como o Airbnb, no studio você consegue acomodar mais do que uma pessoa. No On Mateus, por exemplo, tem a cama de casal e um sofá cama. Então, essas pessoas a mais são cobradas em um valor adicional pela plataforma, o que torna o studio também mais rentável para aluguel short stay”.
Checklist para montagem de um studio
Sabe o quarto de hotel? É esse estilo de montagem que você precisa ter em mente na hora de planejar um studio para locação, seja de longa ou curta temporada.
Isso porque os clientes buscam cada vez mais conforto e funcionalidade no viver fora de casa. Confira a lista do Henrique Volpe com o que não pode faltar em um imóvel compacto de aluguel atualmente:
- Cozinha: um armário sob a pia com gavetas e divisores para talheres. Acima, um nicho para o micro-ondas e pelo menos duas portas adicionais.
- Sala: um painel para TV oferece um toque elegante, enquanto uma bancada de trabalho se torna vital para os locatários que trabalham em casa, como profissionais de tecnologia e vendedores.
- Quarto: um roupeiro com pelo menos duas gavetas, espaço para travesseiros e um cabideiro.
- Banheiro: armário embaixo da pia ou prateleiras, depende do orçamento.
- Os clientes atuais buscam studios mobiliados e até com eletrodoméstico, do móvel planejado ao garfo e faca.
Vale ressaltar, ainda, que mobiliar um studio compacto tem um investimento mais baixo em comparação com outros perfis de imóveis.
Diferentes públicos
Se engana quem pensa que o público de studios é apenas composto por pessoas que buscam economizar na moradia rápida. É uma tendência para jovens que começaram a trabalhar e querem seu próprio espaço, idosos, profissionais autônomos e vários outros perfis.
“Os imóveis compactos são ideais porque todo mundo hoje busca praticidade. Algumas pessoas são de outros municípios, mas vem para Juiz de Fora para aproveitar a cidade, ter novas experiências e conhecerem uma rotina diferente em outros locais, já que trabalham remotamente. Com isso, eles também procuram apartamento compactos”, resume Henrique.
Com maior potencial de retorno, facilidade de mobília e uma ampla gama de públicos, a decisão de investir em studios pode ser o próximo passo para maximizar seus ganhos no mercado imobiliário.

Um comentário sobre “Aluguel de studio: lucro em espaços compactos”